pube
Treinamento e Capacitação

Senar lança vídeos sobre gerenciamento de custos da propriedade rural

por Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

em 30/06/2020 às 15h10

2 min de leitura

Senar lança vídeos sobre gerenciamento de custos da propriedade rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou uma série de vídeos sobre gerenciamento de custos da propriedade rural para os produtores que receberiam presencialmente o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que foi readequado diante da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Essa é a segunda série lançada pelo Senar e contém 13 vídeos. Os temas são: Por que calcular o custo de produção?, Custo Operacional Efetivo (COE), Custo Operacional Total (COT), Custo Total (CT), Margem Bruta, Margem Líquida, Lucro, Taxa de Remuneração do Capital, Custos “Invisíveis ”, Fluxo de Caixa, Caderno do produtor, Organização na fazenda e Planejamento.

pube

De acordo com o coordenador técnico de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, o objetivo da série é apresentar aos produtores e técnicos de campo os conceitos das questões gerenciais. “Os vídeos são relacionados aos controles e registros e à importância e detalhamento dos custos, margens e indicadores gerenciais ”.

Eduardo explicou que, nas visitas presenciais, os técnicos trabalham todos esses temas, mas o anseio do produtor em aproveitar o profissional nas questões produtivas acaba deixando a parte gerencial em segundo plano, tendo o técnico que reforçar a importância.

“Com os vídeos podemos melhorar a parte gerencial tanto dos técnicos, revisitando os conceitos de maneira simples e atrativa, quanto dos produtores, que poderão da mesma maneira ter esses conhecimentos e se manterem ativos até o momento em que o técnico possa retornar às propriedades ”, disse Gomes.

Produção assistida &ndash, Desde 2013, a ATeG do Senar já beneficiou gratuitamente mais de 115 mil propriedades contribuindo para aumentar a produtividade de alimentos e a renda de famílias rurais em todas as regiões do Brasil.

Somente em 2019, foram atendidos 40.446 mil produtores rurais. Eles tiveram a oportunidade de acesso à capacitação tecnológica, além de conhecer e utilizar ferramentas de gerenciamento da propriedade rural para aumentar a produção de alimentos e gerar renda.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!