pube
Workshop

Idaf participa de workshop sobre cultura da banana em Laranja da Terra

por Redação Conexão Safra

em 10/09/2018 às 0h00

2 min de leitura

Idaf participa de workshop sobre cultura da banana em Laranja da Terra

Produtores rurais de Laranja da Terra e região participarão, nesta quarta-feira (12), de um workshop sobre a cultura da bananeira. O evento, que acontecerá no ginásio de esportes da cidade, terá a participação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e dará ênfase para a sigatoka negra. O encontro é aberto ao público.


A previsão é que mais de 200 pessoas participem do encontro, que é um desdobramento da capacitação feita anteriormente com profissionais envolvidos com comercialização de insumos e assistência técnica no cultivo da banana. O tema tem sido abordado junto aos diferentes públicos em função da recente identificação da doença no município e da importância econômica e social do cultivo de banana na região.


pube

Causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, a sigatoka negra ataca as folhas da bananeira e o escurecimento dessas reduz o número de pencas produzidas por cacho e afeta o bom desenvolvimento dos frutos, consequentemente diminuindo a produtividade das lavouras, causando sérios prejuízos ao produtor.


“A doença é de difícil controle, pois a dispersão do fungo ocorre de várias formas: pelos ventos, pelo transporte de folhas infectadas ou de material contendo esporos aderidos e, principalmente, pela reutilização de caixas de madeira oriundas de outros estados ou de regiões onde a doença está presente ”, explica o engenheiro-agrônomo do Idaf Astor W&uuml,lfing, que vai ministrar palestra sobre tratamento pós-colheita.


*O workshop*


Com início previsto para as 7 horas, o curso será dividido em duas etapas. Pela manhã e no início da tarde, durante a parte teórica, os participantes conhecerão mais sobre tratos culturais da bananeira, melhoramento genético e cultivares, identificação e manejo das principais pragas e doenças da bananeira.


Durante a tarde, serão realizadas três visitas de campo: identificação da sigatoka negra e monitoramento e manejo, manejo de pragas e nematoides, e tratamento pós-colheita.


Além do Idaf, órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae) participam do workshop. (*Fonte: AssCom Idaf)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!